Grupo de Intervenção Rápida – 4 comemora 20 anos de criação
Em solenidade na zona norte, veteranos que atuaram no grupo foram homenageados. GIR foi criado para atuar nos presídios do Estado de São Paulo
Na última sexta-feira, 24, o evento em comemoração ao aniversário de 20 anos do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) – 4 da Capital contou com a presença do Secretário Marcello Streifinger e do comandante da tropa, Saulo Matos. O encontro foi realizado às 10h, na zona norte da capital.
Na ocasião, 12 veteranos do GIR foram homenageados com placas pelos serviços prestados ao longo dos anos. O padre Vinicius de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora Desatadora de Nós (Diocese Santo Amaro), também celebrou uma missa no pátio da sede do GIR.
O grupamento, que pertence à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), atua em presídios paulistas e é formado por Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) – homens e mulheres – e de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). Os integrantes são capacitados por meio de preparo físico e treinamentos táticos específicos com apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
Durante o evento, o comandante Matos anunciou que este será seu último ano à frente do GIR, pois se aposentará no próximo ano. Matos agradeceu a presença do Secretário Streifinger e de todo público que ocupou o pátio do GIR.
Em sua fala, Streifinger, destacou a importância do grupamento nas atuações nos presídios de São Paulo e agradeceu aos agentes pelo serviço oferecido para a população do Estado de São Paulo. Ele, que serviu e comandou o Policiamento de Choque durante 26 anos, destacou que apenas 1,5% das ocorrências envolveram o uso da força pelo GIR. “A simples presença do GIR resolve 98,5% das ocorrências. Atualmente, são 27 mil agentes atuando nos presídios de São Paulo”, disse.
Estiveram presentes o Secretário Executivo da SAP, Marco Antonio Severo, Élber Giovanni Codognatto, que representou o Coordenador das Unidades Prisionais da Capital e Grande São Paulo, Antônio José de Almeida, o Secretário da Justiça (Sejus) de Rondônia, Marcus Castelo Semeraro Rito, a Ouvidoria da Sejus, Renata Ferreira Campos, o Deputado Federal Paulo Bilynskyj, o vereador de São Paulo Isac Félix e a Delegada Raquel Gallinati.
(Com Camilla Haddad – Assessoria de Imprensa da SAP)