CidadesOsvaldo Cruz

Prefeitura de Osvaldo Cruz faz nebulização e ação contra dengue na região do Bairro Promorar

A Prefeitura de Osvaldo Cruz retomou nesta quinta-feira (23), a retomada da nebulização em quintais para combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

A ação ocorreu no Bairro Promorar, onde equipes de enfrentamento à epidemia de dengue percorreram ruas, espaços públicos e quintais, para aplicação de veneno contra o inseto e retirada de objetos que possam servir de criadouro do agente transmissor da doença.

A Prefeita Vera Morena, a Secretária de Saúde Renata Coneglian e técnicos da Prefeitura, estiveram presentes ao bairro em ações de orientação e enfrentamento à epidemia.

O trabalho continua nesta sexta-feira (24), na região do Promorar, com a nebulização prevista para ser realizada nas Ruas Cabreúva até a João Kato e nas laterais das Ruas Paineira e Vaticano.

A Prefeitura de Osvaldo Cruz ressalta a importância da participação da população no combate à dengue, mantendo seus quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água parada. Ações como essa são essenciais para o controle da doença e para a manutenção da saúde da população.

Cerca de 700 colaboradores estão empenhados no combate à dengue, incluindo profissionais de saúde, serviços e operações urbanas e educação.

Além dos 10 agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde que estão realizando busca ativa incessante nos bairros de toda cidade, a Prefeitura também conta com 200 colaboradores das frentes de trabalho que realizam a retirada de objetos que possam acumular água, aplicam larvicida em ralos e objetos que possam servir como criadouro para o mosquito transmissor.

Outras medidas importantes incluem a retirada de objetos com água parada, a nebulização de bloqueio em casos confirmados de dengue, a aplicação de veneno em bueiros de toda cidade, o monitoramento de pontos estratégicos de possível criadouro de larvas e a avaliação da densidade larvária, que é realizada 4 vezes ao ano.

Além disso, a Prefeitura adquiriu recursos junto ao Ministério da Saúde para intensificar o combate à dengue em Osvaldo Cruz, incluindo a aplicação de veneno em quintais e em toda a cidade, com caminhonetes e equipamentos próprios.

A rede municipal de ensino também está envolvida na luta contra a dengue, trabalhando na educação e orientação das crianças para levar informações e mudanças de comportamentos para suas famílias.

A população também pode contar com 8 postos de saúde nos bairros, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, que recebem pacientes com sintomas da dengue. Além disso, foi aberta uma unidade de apoio com equipe de profissionais completa no Centro de Pediatria, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h e aos sábados e domingos, das 8h às 12h, para recepcionar pacientes com dengue. Isso sem contar com o Pronto Socorro da Santa Casa, que também presta assistência a pessoas com sintomas da doença.

Para combater o mosquito transmissor em locais de difícil acesso, está sendo feita a aplicação de veneno em bueiros de toda cidade.

Além disso, foi implantado o programa de caçambas comunitárias em 15 pontos diferentes do município para que a população descarte corretamente restos de construção, podas de árvores e móveis velhos em locais adequados.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)