Santa Casa de Adamantina está com 100% de ocupação de UTI covid

DRS de Marília possui 85% dos leitos de UTI ocupados, índice de fase vermelha


O índice de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento da covid-19 voltou a preocupar as autoridades de saúde do DRS de Marília (Departamento Regional de Saúde).


A Santa Casa de Adamantina, que possui cinco leitos de UTI vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) e um particular/convênio, está com 100% de ocupação nesta quarta-feira (17). Na atualização anterior, de sexta-feira (12), já havia quatro pacientes em tratamento na ala de terapia intensiva do hospital.


O alto índice também é registrado em outras unidades de saúde referências na região, como a Santa Casa de Tupã, que alcançou 87% de ocupação hospitalar de pacientes graves com covid-19 nesta terça-feira (16).


Segundo o secretário de Saúde de Adamantina, Gustavo Rufino, a taxa de ocupação no DRS de Marília está em 85%, indicador elevado que pode colocar a região na fase vermelha no Plano São Paulo.


“O poder público está ofertando tratamento, seja na Central Covid ou na Santa Casa. Porém, toda a estrutura tem seu limite de atendimento, e estamos próximos de atingi-lo. Poderemos entrar em colapso”, disse Gustavo Rufino.

DRACENA EM COLAPSO
O alerta do secretário de Saúde de Adamantina objetiva conscientizar, mais uma vez, a população sobre a necessidade de adotar as medidas sanitárias para controle da transmissão do coronavírus, que está em alta na cidade. Segundo ele, cerca de 15 novos casos são registrados diariamente.


“Vivenciamos neste ano o pior momento da pandemia, não apenas no Município, mas em toda o DRS”, alerta.


Pertencente a regional de saúde de Presidente Prudente, a cidade de Dracena entrou na fase vermelha do Plano São Paulo nesta quarta-feira (17). O enquadramento, decretado pela Prefeitura, impõe medidas mais rígidas de quarentena para o enfrentamento da pandemia em decorrência do aumento de casos da doença.


Além disso, o Poder Executivo também decidiu decretar lockdown em Dracena durante os fins de semana como forma de promover o isolamento social e barrar aglomerações de pessoas.

Por – IMPACTO NOTÍCIAS

Foto Santa Casa de Adamantina permanece com 100% de ocupação em leitos de UTI covid – Foto – João Vinícius/IMPACTO.