CidadesOsvaldo Cruz

Descarte irregular de lixo tem sido problema frequente em Osvaldo Cruz

Apesar de toda a rede de destinação adequada para todos os tipos de resíduos, que o município mantém, muitas pessoas ainda descartam seu lixo de forma irregular em terrenos alheios.


Entre a relação dos desafios mais frequentes que a área urbana que os municípios enfrentam em suas lutas diárias, o descarte irregular de resíduos, lixo, continua sendo uma das ocorrências mais frequentes e irresponsáveis por parte de muita gente.


Segundo a Engenheira Ambiental, Silvana Aparecida Maciel, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, são denúncias frequentes que são feitas por pessoas, especialmente da periferia da cidade, onde, terrenos baldios acabam sendo utilizados até por moradores de outros bairros, que vêm trazer seu lixo e depositam ali de forma completamente irregular.


As pessoas preferem descartar a separar o seu lixo, o que configura crime ambiental, passível de punição e multas, a fazer a separação correta dos materiais.


Silvana Maciel lembra ainda que, segundo a Lei 12.305, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é clara e determina que todos são responsáveis por segregar, separar, todo o resíduo que geram, seja ele, doméstico ou não, gerado em residências ou empresas.


O município de Osvaldo Cruz, por exemplo, oferece vários serviços gratuitos de descarte correto de resíduos de todos os tipos e origens, precisando apenas, em alguns casos, que o munícipe leve seu material e deposite no local correto parta ser descartado.


O Ecoponto Municipal recebe os resíduos de jardinagem e podas de árvores, a usina de RCC, que coleta o material de descarte da construção civil, um residual mais pesado, a coleta de lixo orgânico, que é feita as segundas, quartas e sextas feiras, nas residências, tem ainda a Coleta Seletiva de reciclável e a destinação correta do lixo eletrônico, o que não justifica que ninguém venha a descartar de forma irregular qualquer tipo de resíduo.


A dica mais importante é de que, se as pessoas fizerem a separação correta do seu lixo, saberá onde depositar e destinar de forma correta, todo o tipo de resíduo que venha a gerar e não vai sobrar o que depositar de forma irregular em terrenos alheios na área urbana da cidade, cometendo crimes ambientais.

Outra orientação por parte do município, é de que os proprietários de terrenos mantenham os locais limpos, sem mato, uma vez que terreno sujo se transforma em convite para que pessoas irresponsáveis depositem seu lixo de forma irregular e cometam crime ambiental, além de deixar a cidade suja, com riscos de ocorrências de várias doenças.

Da Redação – Informações – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de OC.