Região

Regiões saem da fase verde e retrocedem para a amarela; nada muda na Nova Alta Paulista

Medida não fecha estabelecimentos, mas retoma restrições a regiões que estavam na fase verde


Em coletiva à imprensa no começo da tarde desta segunda-feira (30) no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Dória anunciou nova atualização do Plano São Paulo, retrocedendo da fase verde para a fase amarela a cidade de São Paulo e a Grande São Paulo, e as regiões da Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté. Com isso, todas as regiões do Estado ficam na mesma condição.


Segundo o governador, a medida foi tomada em relação do aumento de casos, criando um ambiente de instabilidade da ocorrência de novos casos e novas notificações. Para as medidas de retroceder as regiões da fase verde para a amarela, foi ouvido o Centro de Contingência do Coronavírus, que assessora as decisões do governo paulista. “Essa medida não fecha comércio, nem bares, nem restaurantes. Não fecha as atividades econômicas, mas é mais restritiva para evitar contágio”, explicou.


Ainda segundo o governador, essa mudança não altera a programação de volta às aulas, nas cidades em que há autorização para as atividades presenciais. “As escolas não serão fechadas”, completou.


O governador disse ainda que diante da instabilidade na ocorrência e notificações de casos, a análise de dados, pelo Centro de Contingência, volta a ocorrer no período de 7 em 7 dias. Atualmente, a análise mensurava os dados de 28 em 28 dias. A próxima atualização do Plano SP será dia 4 de janeiro.


Ainda no anúncio o governador João Dória fez cobranças ao governo federal. “Diante de todas as circunstâncias, cabe ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde apresentar, imediatamente à população brasileira, qual é o seu programa de imunização e quais as vacinas que poderão ser utilizadas neste programa, para que prefeitos e prefeitas possam se planejar, em todo o país, e a população possam alimentar uma nova esperança”, disse.


“O país está exausto de isolamento. Exausto das medidas de contingência. Mas temos que mantê-las”, completou.

Siga Mais


Imagem – Nova atualização do Plano SP (Divulgação).