Esportes

Dracena e Taubaté brigam por uma vaga na final da Liga Paulista de Futsal (LPF). Primeiro duelo é nesta segunda-feira (30)

Sem contar Jogos Regionais e Abertos do Interior, que não são campeonatos profissionais, o Dracena segue correndo atrás do seu primeiro título.


Foi em 2017 quando esteve mais perto. O caneco escapou por pouco mais de um minuto e ficou nas mãos, justamente, do próximo adversário. Três anos depois, o Taubaté entra de novo no caminho dracenense em um momento decisivo. Desta vez, o futuro será diferente?


Separadas por quase 800km, as equipes de Dracena (Nova Alta Paulista) e Taubaté (Vale do Paraíba) duelam nesta segunda-feira (30), e na sexta (4) por uma vaga na final da Liga Paulista de Futsal (LPF).


O primeiro confronto da semi é no ginásio da Vila Aparecida, em Taubaté, às 18h30. A volta será no Alaor Ferrari, em Dracena, às 20h30.


Como torcedor, conta vantagem em qualquer detalhe, o dracenense pode se apegar ao fato de que a história desta vez já começa diferente, na ordem dos confrontos e em outra situação. Em 2017, os taubateanos tinham a vantagem de jogar pelo empate na prorrogação. E graças a ela ficaram com o caneco da Copa Paulista, depois de três igualdades seguidas: 3 a 3 (Alaor Ferrari), 1 a 1 (Vila Aparecida) e 2 a 2 (prorrogação). A vantagem de se classificar em caso de empate no tempo extra está em 2020 do lado do Dracena.


Três anos se passaram, e muito mudou. Mas nem tudo. O pivô Vitinho fez gol na ida e na volta em 2017 e segue na equipe da Nova Alta Paulista. Já o fixo Gu Cardozo e o técnico Bruno Silva enfrentam o Taubaté, vestindo a camisa dracenense, pela primeira vez.


“Sabemos da qualidade dele, principalmente jogando em casa, e da necessidade de equilibrarmos as ações, com atenção redobrada na marcação e na escolha das melhores jogadas ofensivas”, falou Gu Cardozo.


“Eles são muito bem treinados pelo Leandrinho e a questão da quadra mais lenta influencia bastante o jogo. Nossa preparação está focada nos aspectos táticos, como ênfase em posicionamento. Agora não é momento de tanta intensidade”, disse Bruno Silva.


Além de alcançar um outro desfecho diante da equipe do Vale do Paraíba em um momento decisivo, o Dracena busca superar a campanha do ano passado e registrar a melhor de sua história na LPF. Em 2019, o time caiu diante do Sorocaba, na semifinal.


“O grupo está muito confiante, ainda mais depois da bela atuação coletiva na vitória sobre Taboão. Se conseguirmos seguir esse caminho, nossa sorte aumenta consideravelmente no confronto”, disse Gu Cardozo.


“Com a ausência do torcedor, tanto em um ginásio quanto no outro, o primeiro jogo se torna ainda mais importante. Temos um elenco qualificado e confiamos em nossos atletas para conquistar essa classificação inédita”, completou o treinador.

NÚMEROS NA LIGA PAULISTA 2020
Os dracenenses têm a campanha de seis vitórias, um empate e uma derrota. São 30 gols marcados e 12 sofridos. Eliminaram nas quartas o Taboão, depois do placar de 4 a 4, fora, e 4 a 0, em casa. O principal goleador no certame é Vitinho, com seis, todos anotados nos últimos quatro compromissos.


Os taubateanos possuem quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, 25 gols feitos e 21 tomados. Deixaram pelo caminho o Corinthians, atual bicampeão e maior vencedor da LPF, com cinco títulos. Cada um ganhou sob seu domínio: 5 a 4 na capital e 1 a 0 no Vale do Paraíba. Na prorrogação, o resultado foi de 3 a 2, depois dos donos da casa saírem perdendo por 2 a 0. Conforme o site da Liga, o artilheiro é Thiago Cabeça, com seis.

CRONOGRAMA
O Dracena folgou na última quinta-feira (26). Treinou em dois períodos na sexta (27), de manhã na academia e, à tarde, no Alaor Ferrari. A equipe realizou uma nova atividade na manhã deste sábado (28) e viaja na madrugada de domingo (29).

Fonte: João Paulo Tilio – Globo Esporte