João Martins retorna ao comando do Azulão; técnico é o mais vitorioso da história do clube
Aos 63 anos, treinador será apresentado aos jogadores nesta terça-feira. Nesta quarta feira ele fica na arquibancada no duelo de vida ou morte para o Azulão
Dos três acessos da história do Osvaldo Cruz, dois foram com ele no comando. O técnico mais vitorioso dos quase 17 anos do Azulão está de volta. João Martins desembarca na cidade nesta terça-feira (17), na véspera de um jogo decisivo pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão – quarto patamar estadual. A informação da chegada do comandante foi primeiramente veiculada pela Rádio Max FM, de Osvaldo Cruz, e confirmada pelo ge Presidente Prudente e região na tarde desta segunda-feira (16).
“Muita alegria. Tenho muitos amigos na cidade, já estão todos me ligando. Houve um apelo em Osvaldo Cruz para eu assumir. E eu e o Rubens (Romanini, presidente) estávamos namorando há um tempão – falou o comandante, sobre a negociação e o sentimento de reassumir o time”.
Ainda conforme João Martins, o acordo foi fechado na última semana. Ele subiu o Azulão da Série B do Paulista (quarta divisão) para a A3 em 2005 e da A3 para a A2 em 2009, sendo essa a última promoção da história osvaldo-cruzense.
O trabalho mais recente foi realizado no Camboriú FC, da segunda divisão do Campeonato Catarinense, em 2018 e 19. Porém, em Santa Catarina, atuou como coordenador-geral. Na Ferroviária, ficou por cerca de cinco anos, até 2017. Também esteve no extracampo, além de comandar, em algumas oportunidades, o sub-23 e a equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Ituano, Matonense, Atlético Sorocaba, Oeste, Marília, Noroeste e Rio Claro foram alguns clubes treinados pelo técnico de 63 anos. Questionado sobre o fato de não comandar uma equipe profissional há um tempo considerável, ele disse que isso não é um problema.
“Eu estava assistindo, vendo, participando de vestiário. Só não estava fazendo jogar”.
João Martins não comandará o Osvaldo Cruz no duelo de vida ou morte, nesta quarta-feira (18), às 15h, contra o Assisense, em Assis. Deve ficar na arquibancada. Ele não tem o teste de Covid-19, necessário aos profissionais dos times, conforme está no protocolo da Segundona.
A apresentação ao elenco será nesta terça. Quem estará à frente do Azulão diante do lanterna do Grupo 2 será Samuel de Carvalho Almeida, ex-atacante do time, que inclusive foi comandado por João Martins em 2005 e 2006.
Samuel faz parte do quadro de funcionários do time osvaldo-cruzense desde o começo do ano. Ficou como auxiliar de Wanderson Garcia, o qual deixou o clube depois das duas últimas derrotas.
Em Assis, uma vitória dá a vaga ao Azulão às oitavas de final. Porém, um tropeço provavelmente resultará na eliminação, já que passaria a depender de uma difícil combinação de resultados. Caso o pior cenário ocorra, João Martins disse que as conversas giram em torno da continuidade do trabalho.
Fonte – João Paulo Tilio – Globo Esporte.