Política

Reeleito, Alcio Ikeda tem votação histórica; veja quem são os novos vereadores de Adamantina

Veja quem são os novos vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro


Alcio Ikeda, do Podemos, foi reeleito neste domingo (15) com 1.832 votos, para uma nova legislatura na Câmara Municipal de Adamantina. Na eleição passada, em 2016, Alcio obteve 1.066 votos, e na oportunidade foi o segundo mais votado. Agora, nesta nova eleição, ele se consagra como o mais votado da história do legislativo adamantinense, e com crescimento de quase 800 votos em relação à eleição anterior.


Pelo quociente eleitoral, sua votaçao ainda puxou outros dois nomes do Podemos, para a próxima legislatura. Veja como ficou a nova formação da Câmara Municipal:

Alcio Ikeda – Podemos (11,17%): 1.832 votos

Professor Hélio – PL (4,54%): 745 votos

Aguinaldo Galvão – DEM (4,29%): 704 votos

Professora Noriko – PV (4,07%): 667 votos

Cid Santos – DEM (3,76%): 617 votos

Riquinha do Bar – DEM (3,65%): 598 votos

Paulo Cabeleireiro – PV (3,20%): 524 votos

Bigode da Capoeira – Podemos (2,99%): 490 votos

Rafael Pacheco – Podemos (2,18%): 357 votos.


Com esse resultado, Alcio entra para o rol dos grandes recebedores de votos, entre os eleitos para a Câmara Municipal. No ano 2000, Galvão Junior obteve 1.635 votos. Em 2008, Dedé Tubaína (Amaro Silvestre da Silva) “in memoriam”, obteve 1.507 votos. Na eleição passada, o vereador mais votado foi Eder Ruete, que na época obteve 1.076 votos.

Despedida
Dos nove atuais vereadores da Câmara Municipal, Dinha Santos Gil não concorreu ao legislativo, já que compôs dobradinha com Márcio Cardim, sendo eleita vice-prefeita, neste domingo. Acácio Rocha não concorreu.


Dos sete que disputaram a reeleição, três não conseguiram votos para alcançar um novo mandato: Eder Ruete (PV), João Davoli (PV) e Eduardo Fiorillo (DEM).


Assim, quatro vereadores foram reeleitos: Alcio Ikeda, Professor Hélio, Aguinaldo Galvão e Paulo Cabeleireiro.


Em 1º de janeiro próximo, Alcio Ikeda deverá dar posse ao prefeito Márcio Cardim, à vice-prefeita Dinha Gil e aos novos vereadores eleitos e reeleitos.

“Vocês me deram a história”, diz Alcio
Em um pronunciamento emocionado por volta das 23h30 deste domingo, ainda sem a totalização oficial da Justiça Eleitoral, Alcio Ikeda comemorou a vitória. Ele somou os resultados anunciados pelo rádio, a partir dos boletins de urna de cada seção eleitoral, e já se posicionou com o vereador mais votado da história de Adamantina.


Durante a campanha, sobretudo nas últimas semanas, Alcio se pôs abertamente contra velhas práticas da política, como compra de votos, e usou desses aspectos para destacar o diferencial das suas ações. “Tive mais de 1800 votos sem precisar comprar votos, sem fazer aquela política antiga”, disse. “É uma amostra de que Adamantina pode ter uma política boa e do bem, sem a necessidade de se render às práticas da política velha, limitada à oposição pura ou ao puxa-saquismo”, completou.


Para Alcio, esse resultado nas urnas revela o potencial do cidadão em defender e promover as mudanças rotineiramente reclamadas. “Essa eleição é uma resposta daquilo que vocês podem fazer. E com isso, aos poucos, vamos varrer essas práticas velhas da nossa cidade”, continuou.


Diante da expressiva votação, Alcio ponderou sobre o peso da responsabilidade. “Vocês aprovaram meu primeiro mandato. Agora é comigo”, disse. “É uma responsabilidade grande, com certeza. Mas essa é a minha missão. Pode contar comigo como um instrumento para melhorar a vida de todos os adamantinenses”, ressaltou.


Mais maduro, o vereador reeleito reafirmou seu compromisso com os moradores da cidade. “Vou iniciar um novo mandado sendo melhor do que eu fui, me comprometendo dia após dia a dedicar meu tempo, mesmo que isso me custe a vida particular”, destacou. “Se for por uma Adamantina melhor, eu vou fazer. Foi pra isso que vocês me colocaram aqui”, afirmou.


Ao final de sua fala, Alcio disse que esse resultado, na sua reeleição, entra para a história do legislativo adamantinense e da cidade. “Isso aconteceu da forma mais linda possível”, observou. “Vocês me deram a história. Vocês acreditaram em mim. Agora é minha obrigação e dever de leva adamantina à história, através do trabalho”. E ao final, deixou claro que a caminhada na política segue: “Minha vida na política está apenas começando”.

Siga Mais

Foto – Alcio Ikeda na seção eleitoral onde votou neste domingo, em Adamantina (Reprodução). Alcio Ikeda na seção eleitoral onde votou neste domingo, em Adamantina (Reprodução).