Esportes

Como o Palmeiras se organizou por jogo no domingo contra o Flamengo

Verdão foi contrário a pedido do Flamengo para adiamento da partida do Brasileirão


A diretoria do Palmeiras conseguiu fazer valer sua posição na disputa com o Flamengo para a realização da partida deste domingo, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Depois de o clube carioca procurar CBF e STJD tentando o adiamento do confronto, o jogo foi confirmado apesar dos desfalques do clube carioca por causa da Covid-19. Mas os rubro-negros ainda tentam uma última manobra no Superior Tribunal de Justiça Desportiva após a confirmação de mais um caso, na noite de sexta-feira.


A primeira manifestação pública do Palmeiras ocorreu na terça-feira, quando o Flamengo entrou em campo em Guayaquil pela Libertadores, contra o Barcelona. Em uma publicação do Palmeiras nas redes sociais, o presidente Maurício Galiotte defendeu o protocolo e o regulamento do Brasileirão.


A posição do Verdão ganhou força na última quinta-feira, quando os atletas se posicionaram por meio de uma nota rebatendo o Sindicato de Atletas de São Paulo, que poderia ir à Justiça para tentar impedir a partida, e reafirmando o desejo de entrar em campo.


Ainda na madrugada de quinta-feira, quando a delegação palmeirense retornava para o Brasil após o empate com o Guaraní, no Paraguai, alguns jogadores já debatiam o pedido da diretoria do Flamengo.


A decisão foi oficializada por meio de nota divulgada na tarde de quinta-feira, o que aumentou o respaldo aos dirigentes palmeirenses.


A postura do Verdão rendeu críticas por parte do clube carioca. O vice-presidente Rodrigo Dunshee de Abranches afirmou que os palmeirenses foram contrários ao adiamento imaginando um possível ganho técnico por causa da quantidade de desfalques.


Mas, nos bastidores do Palmeiras, há relatos de concordância de dirigentes de outros clubes pela decisão de manter a realização do jogo. Os alviverdes se basearam no protocolo definido no início do Brasileirão para que não ocorresse mudança, mesmo sendo um caso de saúde.


A CBF foi consultada pelo STJD por causa do pedido flamenguista e se manifestou na noite de quinta-feira dando aval para a disputa. Na sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva consultou infectologistas sobre o protocolo de segurança estabelecido pela CBF, o que fortaleceu a primeira decisão.


O jogo entre Palmeiras e Flamengo será às 16h deste domingo, no Allianz Parque. O time de Vanderlei Luxemburgo deve ter força máxima para enfrentar a equipe carioca, que tem 16 desfalques considerando apenas os atletas infectados pela Covid-19.

GE – Por Andre Hernan e Felipe Zito – São Paulo